Um pouco da nossa história

A origem do CPAJ

Conforme relato no Livro “Entre Gerações – Os 50 Anos do Centro Paroquial e as Tradições do Juncal”, foi em Novembro de 1932 que se reuniu um pequeno grupo de senhoras e jovens, que, com o apoio do Reverendo Padre Benevenuto de Oliveira Dias, levado pelo desejo da população do Juncal tivesse uma assistência sócio-caritativa que melhorasse a sua condição de vida, fundaram uma obra Paroquial, de inspiração cristã, assente nos valores da caridade e da educação, que se destinava à formação religiosa, cívica e doméstica das raparigas. Seria o início do Patronato.

Em 1935, inaugurado o Salão Paroquial, pelo Bispo D. José Alves Correia da Silva, em 15 de Setembro, aquele serviço passaria a ser realizado neste novo espaço, e contava com cerca de 70 alunas. Desde o início e até 1978, o Patronato do Juncal sob o patrocínio de Nossa Senhora de Fátima foi escola de valores e mestria para 426 mulheres da freguesia do Juncal.

Entretanto, no mesmo ambiente e local, surgiu em 1954, a sopa dos pobres, atividade que consistia na distribuição de alimentação às pessoas mais carenciadas da freguesia.

No sentido de responder às necessidades da comunidade e das famílias, começou em 1958 a funcionar no Salão um serviço regular de apoio às crianças, com vista ao seu bem-estar integral e ao apoio às famílias.

Em 21 de Setembro de 1961 foram publicados no Diário do Governo 221, 3ª série, os estatutos do Centro Paroquial de Assistência da Freguesia do Juncal, que passava agora a afirmar-se e a ter uma identidade própria, desvinculando-se progressivamente da Fábrica da Igreja do Juncal, sua génese e incubadora.

A par da atividade de apoio à infância, o Centro ia desenvolvendo uma crescente intervenção Paroquial e comunitária na Freguesia, em situações de carência e necessidades materiais e de saúde.

Em 1973 tiveram início as obras para construção do Centro Infantil, que contaram com o apoio e envolvimento de toda a Comunidade. Em setembro de 1976, o Centro infantil foi formalmente inaugurado, com capacidade para acolher 120 crianças, distribuídas por creche, pré-escolar e ATL.

Ao longo dos anos o Centro Paroquial tem vindo a alargar e diversificar a sua intervenção, tendo sempre como principal objetivo o apoio Paroquial junto da infância, família e comunidade, através de respostas sociais e atividades que promovam o bem-estar e o desenvolvimento humano, paroquial e local.

Inauguração do novo Centro Infantil
Inauguração do novo Centro Infantil
Páscoa 1973- Obras CPAJ
Cartaz 50 anos CPAJ
1ª Pedra
1º Grupo do Centro Infantil - Salão Paroquial 1958 (Sr.ª da Luz - Castanheira)
Grupo de Crianças
Grupo de Crianças
Cartaz 55 anos CPAJ
Scroll to Top