Para crianças entre os 3 e os 5 anos

A primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida

No CPAJ a valência de pré-escolar tem capacidade para 50 crianças, divididas por duas salas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, tal como está estabelecido na Lei Quadro (Lei n.º5/97, de 10 de fevereiro) que considera a educação pré escolar como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”.

Nesta resposta social são desenvolvidas atividades pedagógicas e socioeducativas que contribuam para as intencionalidades educativas da instituição, tendo como referência o Projeto Educativo, o Projeto de Resposta Social e pensando também nos conhecimentos de cada criança e na sua evolução.

Os objetivos a alcançar estão de acordo com os objetivos gerais da educação pré escolar que são:

  1. Promover o desenvolvimento pessoal da criança, com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de Educação para a Cidadania;
  2. Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  3. Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  4. Estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreça aprendizagens significativas e diversificadas;
  5. Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  6. Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  7. Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
  8. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  9. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.
IMG_2821
Passeio do Pré-Escolar

Na educação pré escolar as Áreas de Desenvolvimento, favorecem uma perspectiva globalizante e são uma referência para o planeamento e avaliação das situações e oportunidades de aprendizagem. Estas designam-se por Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo.

A área de Formação Pessoal e Social é considerada uma área transversal porque, embora tenha uma intencionalidade e conteúdos próprios, insere-se em todo o trabalho educativo realizado no jardim de infância. Tem a ver com a forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo, num processo de desenvolvimento de atitudes, valores e disposições que constituem as bases de uma aprendizagem bem sucedida ao longo da vida e de uma cidadania autónoma, consciente e solidária.

É nesta área que a criança vai construindo referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a dos outros, desenvolver a sua autonomia como pessoa e como aprendente, compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e deveres para consigo e para com os outros, valorizar o património natural e social.

A área de Expressão e Comunicação é entendida como área básica, uma vez que engloba diferentes formas de linguagem que são indispensáveis para a criança interagir com os outros, dar sentido e representar o mundo que a rodeia. Esta é a única em que se distinguem diferentes domínios, que têm uma relação entre si e constituem formas de linguagem indispensáveis para a criança interagir com os outros, exprimir os seus pensamentos e emoções de forma própria e criativa, dar sentido e representar o mundo que a rodeia. Os domínios que fazem parte da área de Expressão e Comunicação são os seguintes: Educação Motora, Educação Artística, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática.

A área de Conhecimento do Mundo é uma área que integra diferentes saberes, tentando que a criança questione, procure e organize as suas descobertas, de modo a promover uma melhor compreensão do mundo físico, social e tecnológico que a rodeia.

Nesta valência as crianças usufruem de outras atividades que complementam o trabalho desenvolvido nas salas e que vão de encontro às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar. São elas: atividade física e desportiva, música, Jiga Joga (psicomotricidade), informática, inglês e aventuras do Pedrito Coelho (despertar para a ciência).

Scroll to Top