Paróquia do Juncal

Palavras de boas-vindas do Pároco

O Centro Paroquial de Assistência do Juncal é uma pessoa jurídica canónica de natureza pública, quer dizer que foi ereta por decreto do bispo de Leiria-Fátima e que está sujeita às obrigações do bem público eclesial. (artigo 1, parágrafo 1 dos estatutos do CPAJ). Por isso, o presidente nato da direção é o pároco da paróquia do Juncal, que em conjunto com os outros membros da direção, zelam pelo património e pelo cumprimento dos estatutos do CPAJ.

No direito português, o CPAJ é reconhecido como pessoa coletiva religiosa e como Instituição Particular de Solidariedade social, sujeita as normas, direitos e deveres das demais IPSS, de acordo com o estabelecido pela Concordata de 2004. (artigo 1, parágrafo 3 dos estatutos do CPAJ)

Através das valências de Creche, jardim de infância e ATL, o CPAJ concretiza a sua atividade principal no apoio as crianças que frequentam o centro. Também apoia famílias em dificuldade económicas e outras situações que possam surgir. O CPAJ também tem na sua génese, a tarefa da promoção social e do bem-estar das famílias e por isso, colabora com as diversas instituições sediadas na freguesia do Juncal, e contribui para a boa harmonia da população. (artigo 3 e 7 dos estatutos do CPAJ).

Esta casa conta com a ajuda de toda a comunidade para torná-la cada vez melhor, pelo que é com muito gosto que vos acolhemos.

Venha fazer parte desta família que é o Centro Paroquial de Assistência do Juncal!

P. Sérgio Lopes Fernandes

Presidente da Direção

Levantamento Paróquia Juncal

A origem do primitivo aglomerado populacional perde-se nos tempos, tendo sido encontrados vestígios romanos numa zona a cerca de um quilómetro a ocidente da actual vila. Não longe desse local existe ainda uma pequena e muito antiga ermida,  dedicada a S. Miguel, o mesmo orago da actual Igreja Paroquial, a qual foi fundada em 1560, e reconstruída, posteriormente, em 1960… (documento completo)

Salao Paroquial
Antigo Salão Paroquial
Scroll to Top